terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ETAPAS DE FORMAÇÃO

Juvenato – Lajeado - RS

No Instituto Marista, a primeira experiência de formação denomina-se Juvenato, isto é, lugar onde os jovens formandos interessados em conhecer a vida religiosa marista, encontram um ambiente propício para refletir sobre seu caminho. Os jovens ingressam na casa de formação a partir do 2° ano do Ensino Médio, cursando o Magistério. Após a conclusão do curso também fazem meio ano de estágio, exigência do próprio curso, seguindo com meio ano de formação mais intensa, até o final do ano, totalizando três anos na etapa do Juvenato.

Enquanto completam os estudos do Ensino Médio, num colégio próximo, recebem formação humana, cristã e marista, fazem experiência de vida em comunidade, cultivam a espiritualidade, exercitam-se nas relações humanas, participam do trabalho, do lazer, exercitam-se na Vida Marista, conhecendo e vivenciando os valores do Fundador São Marcelino Champagnat e do Instituto Marista. Juvenato é um tempo de busca, aonde o jovem vai se conhecendo melhor, aceitando-se e acolhendo sua realidade histórico-familiar, superando-se gradativamente e convertendo-se ao Evangelho, ou seja, ao projeto de Jesus Cristo: o Reino de Deus. Dessa forma, cria-se um ambiente favorável para os jovens esclarecerem suas escolhas, aperfeiçoando-se na proposta de vida marista.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Encontro Vocacional - Lajeado


Encontro vocacional reúne jovens em Lajeado!
O encontro teve a duração de uma semana e contou com a presença de aproximadamente trinta pessoas. Este encontro é destinado aos jovens que optaram pela vida marista e fazem seu "último" momento de discernimento, antes de ingressar em alguma etapa de formação. Podemos rezumir nossa semana como um momento especial e intenso, com diversar atividades e acompanhamento personalizado. E também teve um dia de passeio, para descontrair um pouco, em camping aqui próximo. Poderão acompanhar os momentos do nosso encontro atrávés das fotos que estão postadas ao lado.