domingo, 12 de fevereiro de 2012

Etapas de Formação


Postulado

     Segue-se o que chamamos de Postulado. Vem da palavra postular, pedir. É caminho de formação que capacita o jovem na vivência mais intensa da vida comunitária, da compreensão de si mesmo, do Fundador, dos valores da Congregação, da história e do Carisma da vida marista. É tempo de exercitar-se na expressão da afetividade para com todos, na educação da vontade, do desapego, na liberdade de fazer escolhas condizentes com a vocação própria que escolheu. É oportunidade de acompanhamento para perceber a coerência entre as qualidades, os desejos em relação aos anseios do jovem. O postulante atua em atividades pastorais na paróquia e no final dessa etapa, postula, isto é, faz o seu pedido de ingresso ao Noviciado. Atualmente esta etapa está em Bom Princípio. Neste ano teremos 4 postulantes, todos da Província Marista do Rio Grande do Sul.

Estágio Vocacional


 
   Foram dias de muito calor e muita animação. Estiveram aqui por Lajeado um grupo pra lá de especial, 10 vocacionados, que fizeram uma semana de estágio, foi de impressionar!!!
   A proposta dos estágios vocacionais já existe há 5 anos e está funcionando bem, pois além de todo o acompanhamento realizado pelo animador vocacional temos mais um período para que o jovem possa amadurecer sua idéia e ingressar com confiança em uma casa de formação.
   A semana foi intensa e com a participação de vários Irmãos. Até gente de outros países e outras missões passaram por aqui, foi o caso do Irmão Miro, que reside em L'Hermitage e também do Irmão Belmiro que está na África.
Agora vai um agradecimento a todos os Irmãos animadores vocacionais por todo empenho e motivação. Sem dúvida todos que vieram se sentiram em casa e puderam aproveitar ao máximo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vocação do Irmão.

* as fotos estão no link ao lado, Picasa, confira!