quarta-feira, 7 de março de 2012


A vida dura do missionário no Vietnam


“Ser missionário no Vietnam é espinhoso. Além do problema da língua, há perseguição por parte do governo que dificulta nosso trabalho. Agora mesmo fomos obrigados a sair de nossa aldeia e viver em Hanoi, a Capital do país. Outro problema é o visto que tem que ser renovado a cada três meses”. Assim se expressou o issionário marista, Ir. Canisio, gaúcho e São Vendelino-RS, que trabalha o Vietnam, desde 2008.


Sentindo-se vocacionado para uma Missão Marista Ad Gentes, Ir. Canísio destaca que a Asia é o continente onde trabalham maristas de todo o mundo. Mas as dificuldades são muitas: imersão na cultura e tradições locais, tanto da sociedade como da Igreja; fazer história com eles e a partir deles. A comunicação é um grande desafio, tanto a língua do país, como também em relação à comunidade marista internacional. Existe tensão entre o sonhar e o concretizar ações; deseja-se realizar projetos com os mais pobres, mas obter a permissão das autoridades locais pode representar uma longa espera... Além disso há também a dificuldade em obter o visto de permanência no país. Para tanto, exige-se abnegação, flexibilidade e paciência; confiança na Providencia Divina e na certeza de que Maria nos conduz e protege nessa missão; total imersão na missão, é preciso fortalecer o senso comunitário e aprender a aceitar (acolher) fatos inesperados ao longo do caminho. Acreditar, ter esperança e alargar a visão da presença e da missão Marista na Ásia, mesmo vendo que há portas que se fecham, é possível ver que há outras que se abrem. Para o Ir. Canísio, estar em missão na Vietnam significa fazer parte da história dos mvietnamitas fortalecendo o espirito de esperança e solidariedade. O futuro da missão depositamos nas mãos de Maria, pois Ela nos conduz por caminhos desconhecidos. Cabe a nós ser persistentes, fazer o esforço de implementar alguns projetos sociais. Entretanto, a presença de futuros Irmãos Maristas e leigos vietnamitas será determinante para concretizar o Carisma Marista de acordo com as necessidades locais. Por isso buscamos acompanhar os vocacionados e leigos vietnamitas. Apesar das limitações e da presença discreta, estamos buscando caminhos de diálogo e cooperação com a Igreja, autoridades e ONGs locais para trabalharmos em parceria, dando -nos as mãos, em meio a diversidade social, politica e religiosa.


Animação Vocacional em Nova Bréscia

Um agradecimento especial ao pessoal de Nova Bréscia e Coqueiro Baixo pelo trabalho vocacional realizado nessas duas cidades.  Foi cativante ver a animação dos jovens, principalmente na hora de cantar. Também ao Pe. José Grilli que nos acolheu na casa paroquial, e tão prontamente nos acompanhou nas visitas às comunidade e colégios.
Agradecemos à equipe, que tão motivada, conseguiu deixar uma mensagem de esperança aos professores, alunos e membros das comunidades da região. 
Este evento faz parte das comemorações de 25 de Vida Religiosa da Irmã Renata Biasebetti, Escalabriniana. Parabéns pelo exemplo de vida! 
No dia 11 de março, na Igreja Matriz de Nova Bréscia irá acontecer a celebração jubilar e contará com a presença de amigos e familiares da Irmã Renata!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Confiram as fotos do Rafting em Três Coroas!

As fotos estái aí ao lado! Ou pelo endereço https://picasaweb.google.com/lh/webUpload?uname=vocacional.marista



Aventura em Três Coroas!

      Foi assim que iniciou o primeiro encontro dos Jovens Irmãos de 2012! A cara do pessoal aí do lado até que está boa, mas vocês precisavam ver como mudou durante o percurso. Foram mais de oito quilômetros descendo as corredeiras do Rio Paranhana, na cidade de Três Coras - RS.


      Boa proposta para iniciar o ano. Parabéns aos Irmãos Gerson Dresch e Edson Rissi, que organizaram o encontro e proporcionaram aos jovens Irmãos um belo momento de integração.

Bom, mas nosso encontro não foi só de lazer, também tivemos um espaço para conversar sobre nossos novos envios e desafios, com a presença dos Jovens Irmãos que professaram no dia 08 de dezembro de 2011. Sejam bem vindos!

      Reservamos a manhã do domingo para as combinações do ano, focando principalmente o Encontro Nacional de Jovens Irmãos, que vai acontecer no mês de julho. Também conversamos sobre a animação vocacional e principalmente o envolvimento de cada um nas atividades do ano, pois um colega, o Ir. Edson Rissi, fará sua Consagração definitiva. Novamente vai um agradecimento para o pessoal que organizaou a casa e planejou o encontro, pois foi marcante a alegria e disposição de todos! Um bom ano para todos, com as bençãos de Deus e de São Marcelino.